top of page

Desde que foi idealizado Coletivo Cultural Marginaliaria trabalha literatura, música, teatro, dança e audiovisual em São Miguel Paulista. Tudo junto e misturado, do outro lado da ponte, na Zona Leste de SP. 

Projetos

Nossa história

O Coletivo Cultural Marginaliaria nasce em 2010 com a junção de três linguagens artísticas, a musica a literatura e o teatro em uma única apresentação: a “CenoPoesiaMusicada Marginal”. A partir dai, passa a circular em diversas atividades culturais organizadas por coletivos culturais de toda a cidade de São Paulo e Suzano.

Em junho de 2011, todo segundo domingo do mês os moradores do Parque Paulistano, em São Miguel Paulista, tinham uma programação diferente no bairro: o sarau “O Levante”. “Foi ideia do Andrio de a gente realmente fazer um sarau, fazer um espaço de integração”, conta Débora Garcia. 
Suas primeiras edições foram feitas em um lugar pouco convencional: a garagem da casa dos tios do guitarrista do Coletivo, Eliezer Manoel, na Rua Suacuapara. Pouco tempo depois esta “reunião de amigos” foi transferida para um local a poucos metros dali, o Urbanos´s Bar, localizado na Rua Santa Rosa de Lima, 197A.

 

Antologia Marginal

O Levante

Depois de junho de 2011, a Rua Suacuapara nunca mais foi a mesma. Foi neste período que o Coletivo Marginaliaria realizou a primeira edição do Sarau O Levante. Pouco tempo depois o sarau foi transferido para outro local muito próximo, o Urbanos´s Bar, localizado na Rua Santa Rosa de Lima, 197A.

Reunindo amigos, poetas, músicos, entre outros, O Levante é realizado mensalmente. Em 2012, a atividade foi aprovada pelo Programa de Valorização de Atividades Culturais (VAI). Em 2013, mais uma vez com o apoio do VAI, O Levante volta às ruas!!!

Sarau na Cozinha

O Sarau na Cozinha teve início em abril de 2012, após um convite feito pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) para que o grupo integrasse o projeto “Literatura Periférica: Veia e Ventania”, que oferece um subsídio para coletivos culturais realizarem atividades nas bibliotecas públicas paulistas. A iniciativa é positiva, pois realoca o caráter funcional da biblioteca (que é totalmente dedicado à literatura, mas de forma clássica, ou seja, apenas como local de leitura e empréstimos de livros) para um caráter de ocupação cultural. E o estilo do Sarau da Cozinha é próprio: toda edição um prato é servido aos participantes. Muita poesia e música, e ninguém de barriga vazia!

Banda Marginaliaria

O Projeto Arte e Ritmo Hip Hop em Ação Social Contra o Crack, foi o palco da primeira apresentação da banda do Coletivo Cultural Marginaliaria. O evento foi realizado em agosto de 2010, no Jardim Helena, distrito de São Miguel Paulista, e abriu muitas portas para o projeto musical. A banda fez outras apresentações no decorrer destes anos, mas priorizando as atividades literárias, o grupo resolveu dar uma pausa nas apresentações musicais. Atividades estas que foram retomadas a todo vapor em 2013.

bottom of page